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"Língua - Vidas em português: Relatos."

 ESCOLA ESTADUAL AVERTANO ROCHA Aluna: Joyce Dias da Cruz, 301          A identidade cultural consiste em um conjunto de relações sociais e patrimônios simbólicos, compartilhados historicamente, em comunhão a determinados valores dentro de uma sociedade. Em sua complexidade, compreende manifestações que envolvem inúmeras situações, como a fala. Assim sendo, pode-se afirmar que cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, práticas sociais, passados de geração em geração. Isto é, consiste na herança social. A cultura brasileira tem sua matriz nas culturas portuguesa e afro, em virtude da colonização, em sua maioria, pelos portugueses. Destaca-se pela disposição e alegria, que incide, principalmente, na música, como o samba. Um moçambicano ou quem quer que seja falante nativo da língua portuguesa, assim como no Brasil, possui características culturais únicas. Entretanto, em razão de suas peculiaridades e variações regionais, há diferenças quanto a percepção de algumas palavras e expre

"Linguagem Neutra"

  Escola Avertano Rocha Aluna: Joyce Dias da Cruz Turma: 301        turno: integral                    Tema: Linguagem Neutra            Você já comentou ou ouviu alguém perguntar: “Pra quê perder tempo discutindo linguagem neutra?”. A linguagem neutra é uma forma de se referir às pessoas sem marcação de gênero, mas para algumas pessoas é apenas uma bobagem. Uma “bobagem” que, em Santa Catarina, foi proibida de ser ensinada nas escolas. O Projeto de Lei 357.5/2020 foi aprovado por unanimidade com 20 votos na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e publicado dia 15 de julho de 2021 pelo governador Carlos Moisés da Silva do Partido Social Liberal (PSL). De acordo com o Art. 3º da lei, fica “expressamente proibida a denominada ‘linguagem neutra’ na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos”. Inclusive, com riscos de multas de até R$ 5 mil para as instituições de ensino. A linguag

Concordância nominal e verbal

  A   concordância verbal   ocorre quando o verbo de flexiona para concordar com o sujeito gramatical. Essa flexão verbal é feita em número (singular ou plural) e em pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa). A  concordância nominal  ocorre quando há flexão de um termo (artigo, adjetivo, pronome,…) para concordar com um substantivo. Essa flexão é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular). Exemplos de concordância verbal Eu  aprend i ; Ele  aprend eu ; Nós  aprend emos ; Eles  aprend eram . Exemplos de concordância nominal O  amig o  verdadeir o ; A  amig a  verdadeir a ; Os  amig os  verdadeir os ; As  amig as  verdadeir as . Apesar dessas regras básicas, existem casos específicos de concordância verbal e de concordância nominal. Casos específicos de concordância verbal Existem diversos casos específicos de concordância verbal. Os principais são: Concordância verbal com verbos impessoais Os verbos impessoais, como não apresentem sujeito, são conjugados sempre na 3.