"Linguagem Neutra"

 Escola Avertano Rocha

Aluna: Joyce Dias da Cruz

Turma: 301      turno: integral 


                 Tema: Linguagem Neutra 


         Você já comentou ou ouviu alguém perguntar: “Pra quê perder tempo discutindo linguagem neutra?”. A linguagem neutra é uma forma de se referir às pessoas sem marcação de gênero, mas para algumas pessoas é apenas uma bobagem. Uma “bobagem” que, em Santa Catarina, foi proibida de ser ensinada nas escolas.


O Projeto de Lei 357.5/2020 foi aprovado por unanimidade com 20 votos na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e publicado dia 15 de julho de 2021 pelo governador Carlos Moisés da Silva do Partido Social Liberal (PSL). De acordo com o Art. 3º da lei, fica “expressamente proibida a denominada ‘linguagem neutra’ na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos”. Inclusive, com riscos de multas de até R$ 5 mil para as instituições de ensino.


A linguagem neutra, linguagem inclusiva ou dialeto não-binário, está em fase de experimentação e ainda estão sendo discutidos o uso do “e” no final das palavras, como em “alune” ou “delu”, uma alternativa a dele ou dela. O tema ainda não foi incorporado nos dicionários brasileiros ou na norma culta.


Esse caso e muitos outros no país, como o tweet do perfil do Museu da Língua Portuguesa, que fez referência a “todas, todos e todes os falantes”, geram grande controvérsia e muitas pessoas acreditam que o uso de todes está “matando a língua brasileira”, enquanto que outra parcela comemora a inclusão do termo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Língua - Vidas em português: Relatos."

Concordância nominal e verbal